line decor
...O que era longe ficou perto...O que era intransponível foi superado...E o mundo ficou bem menor.

Domingo, 7:50 da madrugada, tempo típico curitibano, nublado e vento fraco mas frio, eu de camiseta no posto da Marechal com a Chile, com a bike "carregada", aguardando o Marcelo "Montanhista" para iniciarmos a aventura de domingo.
Saímos pouco antes das 8 sentido São José dos Pinhais, o outro Marcelo já havia ligado informando que iria junto pedalando até o início da trilha, encontramos ele perto das 9:00 no posto perto da Nutrimental e dá-lhe pedal até o posto da PRF onde fica a entrada da trilha.
Montanhista (na reclinada) e Marcelo durante o percurso na BR-376 antes do início da trilha
Bom, depois de pedalarmos 30km paramos num posto Esso prá ligar pro resto do pessoal, que iria de carro até o início da estrada de terra, para que eles tentassem sair de casa antes pois estávamos mais de 40 min adiantados na previsão de tempo de pedal. No posto Esso comprei um doce de mocotó com a esperança que ninguém gostasse, ledo engano, no grupo só tinha fã de doce de mocotó hahaha
Perto das 11:00 o pessoal que vinha de carro chegou no ponto de encontro ao lado do posto da PRF
Estávamos em 6 homens (eu, Montanhista, Marcelo, Alessandro, Marco, Nilson e a Marília, que é namorada do Ale.
    Apesar do tempo frio e de uma neblina que dava sinais que o dia não iria abrir o pessoal estava animado para seguir até a trilha

Uma pedreira gigante desativada, na foto "Os Marcelos"

Montanhista, que é geólogo, feliz da vida com sua reclinada

E a estrinha de terra continuava, o começo foi bem sossegado

Começo do passeio, todo mundo limpo e sorriso no rosto hahahaha

não fui eu que tirei essa foto...

Após alguns km da BR a região é quase desabitada e a mata atlântica domina o belíssimo cenário

Paradinha prá água, já começavam algumas subidinhas mais fortes

Nessa "estrada", que não liga nada a coisa nenhuma, eu tive que ir resgatar (tempos atrás) um maluco de Toyota atolada até o motor num domingo a noite, né Ale ? :D

A Marília na Giant XTC do Marcelo, mto show essa bike !!!

Paradinha para o almoço, da esq. MarceloMontanhista, Marília, Marco, Marcelo, Adilson, eu(lá no fuundo) e o Ale

Marcelos posando prá foto, aí a neblina já estava mais forte e uma garoa mais forte já estava caindo, estava o dia perfeito para um pedal na terra ...

Montanhista me emprestou uma blusa prá por cima da camiseta, fiquei parecendo um salame rosa mas deu uma amenizada no frio...

A gente parou num cruzamento que tinha essa placa, tem algo a ver com a Usina Hidrelétrica de Chaminé

A estrada cruza uns riachos de água límpida, se estivesse calor com certeza que iria rolar um mergulho...

Alessandro e Marcelo Montanhista, a minha bike aparece a direita, ela estava meio tímida nesse passeio, vai ver que era frio...

O Ale furou o pneu e todos foram dar uma mãozinha (literalmente) :)

Bom, a chuva apertou e eu não tirei mais fotos porque iria molhar a máquina, essa foi tirada já depois da última descidona, tava td mundo imundo

Todo mundo feliz na Iveco do Ivã que foi resgatar a gente na BR no final da trilha, já era umas 7 e tanto da noite...

Marco, Ale e Marília...

A foto ficou tão ruim que ficou até legal hahahaha

O montanhista postou dois vídeos no Youtube

Bom, o passeio foi show, muuuitos momentos divertidos, tombo só os da Marília, que incrivelmente pulava da bike e deixava ela se estatelar sozinha, a subida de quilômetros intermináveis no final da trilha é cruel, de momento preocupante só qdo o Ale, que descendo sem luvas meio que congelou as mãos, eu gentilmente ofereci a solução mas ele disse que preferia amputar os dedos a aceitar a oferta hahahha . De triste ou de diferente apenas é que a trilha Castelhanos já não existe mais, apesar de agora ser uma estrada de terra bem precária a parte que era trilha onde só passava 4x4 foi toda encascalhada e alargada por patrolas, eu não gostei... Ahh em Ilha Bela tem uma trilha que se chama Castelhanos, essa que fizemos tem o mesmo nome mas fica aqui no PR ...

dados da nossa viagem desde curitiba:
83.9 km
média em movimento de 11.2
total pedalado/empurrado 7:38h
max 67.00
média total 7.7
Subida 1490m
descidas 1706m

O perfil do terreno, obtido com o GPS do Montanhista, aquela "subidinha" que aparece no final é cruel, interminável !!!